sábado, 11 de junho de 2016

Angola - Lobito

Lobito

Sessão: Guia de Angola





A cidade do Lobito é considerado por muito tempo "a porta de entrada de Angola". Localizado no centro-sul da Costa de Angola, na província de Benguela, é a cidade que mais se assemelha a Luanda, adornada com uma ampla baía, onde fica o Porto do Lobito, e uma língua magnífica de terra que penetra no mar - o famoso Restinga ex-libris da cidade, que abriga o famoso Carnaval do Lobito.

A Restinga do Lobito é a área mais atraente da cidade, com distância de dez quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas, uma rede de hotéis, restaurantes e bares, que se estende a partir de Colina da Saudade de Ponto Final, com o seu imponente farol guiando o constante movimento de navios para a segunda porta do país em importância e grandeza, após o de Luanda.


Categorizados como "porto internacional de primeira classe", com um cais mineral recentemente ampliado e modernizado, está em linha com a Ferrovia de Benguela (CFB), para o fluxo de mercadorias no interior de Angola e nos países vizinhos - especialmente na República Democrática do Congo e Zâmbia, que precisa principalmente para a exportação de seus minerais.


A origem dos Lobitocomes nome da palavra Pituin Umbundu linguagem, precedido pelo Olu de partículas, o que resulta em Olupitu, que significa "porta, passagem passagem", que as caravanas de carregadores descendo as montanhas do interior, viajou antes de chegar a "Praça do Comércio" de Catumbela. Com o passar do tempo, o nome mudou de Olupitu para Lupitu e, então, foi finalmente traduzido no Português para Lobito.


Registros históricos mostram que a criação da cidade foi solicitada pelo acesso ao mar para os recursos principais da área: produzir dos fornos de cal locais, sal do mar e ao armazenamento e ponto de lançamento de carga humana (escravos) para transações internacionais; já ilegal prática, mas difundido no mundo por aqueles que encontraram abrigo física neste porto e evasão fiscal ".


Propostas para fundar a cidade de Lobito data por volta de 1650, dirigida ao então Conselho Português Overseas. Dada a importância do local, em 1842, um decreto régio de D. Maria II ordenou a mudança da administração do "Benguela estagnada e insalubre, para a zona mais favorável, delimitado por montanhas e quebra-mar baixo (restinga) segura e atraente" do Lobito.


Em 1902, o potencial da Baía do Lobito é reconhecido, em 1906, projeto do porto é elaborado e, na região, o projeto da primeira parte da cidade (compras hoje) emerge, oficializada em 2 de setembro de 1913, por ordem do governador Norton de Matos.


Em 1923 começa a construção do porto, abrindo-se para a exploração, em 1928, e em 1931 os construtores britânicos tomam a ferroviária de Benguela, do Lobito à fronteira com o então Congo Belga, atual República Democrática do Congo. Com a construção do porto e da linha ferroviária, Lobito iria se tornar a primeira cidade em Angola depois de Luanda, ultrapassar os 100 mil habitantes para cerca de 1970. Hoje, ele ainda mantém um notável crescimento humano e urbano, sendo uma das cidades de maior desenvolvimento econômico de Angola, com o seu potencial turístico, sua indústria de cimento e as suas fábricas de equipamentos para a exploração e produção de petróleo.



Texto extraído do blog: http://angolarising.blogspot.com.br/



Gostou?! Então curte nossa página no Facebook, ali ao lado, na barra lateral!!! O Blog agradece!!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário