segunda-feira, 13 de maio de 2013

África - Ilha Madagascar

Paraíso Africano




País africano situado no oceano Índico, Madagascar é a quarta maior ilha do mundo, sendo maior que a França e um pouco menor que o Texas. A ilha foi separada do resto do continente africano há mais de 150 milhões de anos e por isso a maiorias das plantas e animais encontrados lá não existem em nenhum outro lugar do mundo. Possui 18 grupos étnicos, com influência predominante dos malaiopolinésios, antigos colonizadores asiáticos. 



Por ser tão remota, Madagascar só foi povoada por seres humanos nos últimos 2 mil anos, o que é recente na história da humanidade. Os Malagasy, como são chamadas as pessoas que nascem na ilha, são descendentes de povos da Indonésia, que atravessaram o oceano Índico e vieram parar em Madagascar. Povos árabes e africanos chegaram mais tarde e também fizeram contribuições importantes para a cultura da ilha. 



A costa leste de Madagascar era território de piratas até que os franceses colonizaram a ilha, no final do século XIX. A independência veio em 1960 e hoje Madagascar é um estado democrático. É a parte mais úmida do país, e, portanto é onde ficam as florestas tropicais. Essa área é periodicamente devastada por ciclones e tempestades.




Normalmente Madagascar tem duas estações: uma estação quente e úmida, de novembro até abril, e uma estação mais seca, que vai de maio até outubro. 
agricultura é a principal atividade econômica do país, cujo destaque é a exportação de café, cravo da índia e baunilha. A maioria da população reside em áreas rurais (70,18%).



Madagascar é um dos países mais pobres do mundo. A sua economia se baseia principalmente na agricultura, mineração, pesca e produção de roupas. A baunilha, um dos produtos mais conhecidos de Madagascar, vem de uma orquídea e é usada no mundo inteiro pra dar sabor a alimentos. Os grãos de baunilha precisam de pelo menos 2 anos para crescer, o que faz do produto uma especiaria cara. 


É uma ilha montanhosa coberta em grande parte do território por floresta tropical, é um paraíso para os amantes da vida selvagem. Proporciona belíssimas caminhadas nas quais se podem observar dezenas de espécies de aves, plantas e lémures. Quanto às praias, convidam à prática de mergulho e snorkelling e é possível avistar centenas de baleias a partir de Junho.
A capital é a cidade de Antananarivo, nas principais cidades do país o turista pode desfrutar dos melhores bares noturnos, mas os melhores passatempos em Madagascar são certamente as suas praias – tanto na ilha principal quanto nas menores, e a natureza que proporciona a prática do treckking e do montanhismo nos Parques e Reservas Naturais.







A Reserva Analebe é um dos lugares que merecem ser visitados. São 4 mil hectares de um bosque úmido com pântanos. Um excelente local para quem gosta de observar os pássaros.

Já a Reserva Beventy é um local cheio de magia juntamente com a Reserva Bealoka. Estes dois locais conservam 30% da floresta original de Madagascar. Os lémures são o grande atrativo da reserva, além da diversa quantidade de plantas e espécies.



Outro lugar que deve ser visitado é o Parque Nacional de Isalo, com mais de 81 mil hectares a serem explorados. A paisagem deslumbrante é a principal atração, principalmente no Canyon de Singes onde se encontra uma vegetação esplêndida e uma Piscina Natural, com paradisíacas cascatas.

Existem aproximadamente 200,000 espécies conhecidas em Madagascar, e 150,000 delas são endêmicas, o que significa que elas não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Dentre essas espécies únicas contam-se 50 tipos de lémures, 99% dos sapos da ilha e vários pássaros. Na verdade, todos os lémures do mundo estão em Madagascar, o único lugar do mundo onde existe esse bicho engraçado. 


Fontes: http://www.wildmadagascar.org/brazilian-portuguese/kids/03-climate.html
            http://www.brasilescola.com/geografia/madagascar.htm
            http://www.destinosdeviagem.com/ilha-de-madagascar/#ixzz2SgzUOMyD 





Gostou do Post?!? Então Curte aqui embaixo e Compartilhe com seus amigos!!! O Blog agradece!!!






Um comentário :