quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Frio Congela as Cataratas de Niágara

Temperatura chega a -29

Sessão: News





O frio que atingiu os Estados Unidos e o Canadá mudou radicalmente um dos cartões postais mais conhecidos do mundo. A temperatura de -29Cº deixou as Cataratas do Niágara parcialmente congeladas.






"Vórtice Polar" transforma a paisagem das Cataratas de Niágara na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá.
A devastadora massa de ar polar que afetou 190 milhões de pessoas nos EUA esta semana começou a ceder nesta quarta-feira, 8. Apesar de curto, o chamado vórtice polar deverá ter um impacto econômico de US$ 5 bilhões em razão do grande número de afetados, segundo a consultoria Planalytic, especializada no efeito de fenômenos naturais na economia. Isso reduziria em 0,2 ponto porcentual o crescimento do PIB no primeiro trimestre.







A previsão para o fim de semana é que a situação se inverta: o frio extremo dará lugar a máximas superiores às médias históricas para essa época do ano.
Terça-feira, todos os 50 Estados americanos registraram temperaturas negativas em algum momento do dia, incluindo regiões montanhosas do Havaí. As temperaturas subiram gradualmente quarta-feira, em um movimento que deverá se intensificar nos próximos dias.
Em Washington, os termômetros oscilaram entre -4ºC e -2ºC, bem acima do intervalo de -14ºC e -7ºC registrados no dia anterior, quando a mínima ficou 12ºC abaixo da média histórica. No sábado, a temperatura ficará entre 9ºC e 18ºC, segundo as previsões, patamar de pelo menos 11ºC acima da média do mês de janeiro.
A mudança radical no movimento dos termômetros começou em algumas regiões. Em Atlanta, no Sul, a mínima chegou a -14ºC na terça-feira, um recorde. Normalmente, a cidade registra de 1ºC a 11ºC nessa época do ano. Quarta-feira, a temperatura variou de -3ºC a 7ºC e poderá chegar a 17ºC no sábado, 6ºC acima da média.
Com a elevação das temperaturas, a situação começou a se normalizar nos aeroportos, depois do cancelamento de 11 mil voos entre domingo e terça-feira. Até o fim da tarde de quarta-feira, 770 aviões haviam deixado de decolar.
Na terça-feira, 190 milhões de americanos enfrentaram temperaturas negativas bem mais baixas que o usual, o equivalente a 60% da população.
Além dos cancelamentos de voos, que afetam os resultados das companhias aéreas, o frio extremo reduziu a receita de lojas, restaurantes e companhias de transportes, já que milhões de americanos permaneceram em suas casas.


Não esqueça de Curtir e Compartilhar com seus Amigos! O Blog agradece!!!



Nenhum comentário :

Postar um comentário